ITAMOrg ITAM Foundation

ITAMOrg ITAM Foundation

  • 16 Horas de duração
  • 57 Aulas
  • 9 Módulos
  • Certificado de conclusão
Apaixonado por tecnologia da informação e empreendedorismo, com mais de 10 anos de experiência na área de consultoria técnica e comercial.
George de Almeida Menezes

Seja bem-vindo ao curso preparatório para o exame ITAM Foundation, esse é um treinamento que segue o conteúdo oficial e acreditado pela VAN Haren Learning Solutions responsável pelo sistema de ensino e certificação do ITAMOrg.


Em parceria com a Van Haren Learning Solutions, trouxemos para o Brasil esse treinamento preparatório para o exame de certificação oficial do programa de qualificação em Gerenciamento de Ativos de TI com base no framework do ITAMOrg, essa que é por sua vez, é uma organização global de rápido crescimento para profissionais de gerenciamento de ativos de TI.  


Esse treinamento ajudará você alcançar tanto a sua qualificação profissional quanto a sua certificação oficial em Fundamentos de Gerenciamento de Ativos de TI, após o exame oficial (não incluso nesse curso), você receberá o título de ITAM Foundation. 

ITAM  constitui um elemento importante em uma estratégia de negócios viabilizando o controle de custos, redução de risco e valor de negócios aprimorado no ciclo de vida de ativos de TI, incluindo todos os aspectos de hardware e software usados em uma organização.  

O foco principal do programa de treinamento é apresentar o ciclo de vida e fluxos de trabalho do ITAM e definir as funções-chave dentro das disciplinas ITAM nos departamentos financeiros, contratuais, de estoque, bem como destacando as mudanças culturais que podem resultar para os usuários finais em um ambiente de TI. 

O ITAM Foundation é um treinamento baseado nas melhores práticas de Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) e nos padrões ISO 19770 (Gerenciamento de Ativos de TI), apresentando aos participantes a estrutura de trabalho do ITAM em termos de governança de TI, e otimização dos ativos de TI, desde a aquisição até o descarte.


VOCÊ VAI APRENDER:

O programa de treinamento irá abranger as quatro principais áreas do ITAM e sua interação em relação ao contrato gerenciamento, conformidade, segurança da informação, controle de custos e valor de negócios de TI: 

  • Gerenciamento de ativos de hardware (incluindo dispositivos móveis) 
  • Gerência de recursos de software 
  • Serviços e gerenciamento de ativos em nuvem 
  • Gestão de ativos de informações e pessoas (incluindo traga seu próprio dispositivo)



Regra de reembolso:

Ao se inscrever em qualquer um dos nossos treinamentos na modalidade e-learning, você tem 30 dias de garantia. Caso não goste do treinamento, você pode solicitar o reembolso do valor integral. Nós nos comprometemos em restituir o seu valor investido sem questionamentos. Essa regra só deixará de ser válida se você ultrapassar os 30 dias ou emitir o certificado de participação, o que ocorrer primeiro.

Esta certificação ITAM Foundation (ITAMF) fornece uma introdução ao Gerenciamento de Ativos de TI e é destinada a qualquer pessoa que trabalhe na área de Gerenciamento de Ativos de TI. De administradores de TI com foco operacional ao CFO com responsabilidade orçamentária. 

Um profissional certificado pela ITAMOrg - ITAM Foundation entende todos os conceitos e propósitos da ITAM e como a ITAM pode beneficiar sua organização. Além disso, o profissional certificado irá dominar a compreensão das complexidades de licenciamento relacionadas às operações de TI em termos de atualizações e aquisições de software e hardware. 

O foco principal desta certificação é expandir o fluxo de trabalho e definir as funções-chave dentro das disciplinas ITAM nos departamentos financeiros, contratuais e de estoque, bem como destacar a mudança cultural que pode resultar para os usuários finais em um ambiente de TI. A certificação ITAM Foundation está relacionada às melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI (ITIL) e ao padrão ISO ITAM ISO 19770, apresentando aos participantes a estrutura de trabalho do ITAM em termos de governança de TI e otimização dos ativos de TI, desde a aquisição até o descarte.


Todos os profissionais de TI que lidam ou pretendem lidar com um serviços em cloud computing, aquisição, mobilização e descarte de hardware e software, dados corporativos e pessoas, precisam compreender o Gerenciamento de Ativos de TI (ITAM) como um elemento vital na estratégia de um negócio, pois só por meio dessa gestão é que é possível assegurar controle de custos, redução de riscos, operações mais seguras e maior valor no ciclo de vida dos ativos de TI para o negócio, incluindo hardware e software.


Existe inclusive uma norma internacional ISO/IEC 19770 que detalha especificamente como deve ser implementado, revisado, mantido e melhorado um sistema de Gestão de Ativos de TI, e não é de hoje que a literatura ITIL aborda um processo específico para esses controles. Infelizmente a ITIL não abrange o tema profundamente e de outro lado a norma internacional ISO/IEC 19770 não detalha como você deve implementar tais medidas. Por essa razão o Framework mantido pelo ITAMorg é tão importante, pois ele detalha as práticas, controles e ações necessárias para que o Gerenciamento de Ativos de TI seja eficiente e eficaz.


A importância de obter o controle de seus ativos de TI nunca foi maior do que agora nesta era digital. Os ativos de TI se tornam mais um ativo de negócios do que "apenas" um ativo contábil e a importância de obter o controle desses ativos está se tornando cada vez mais crítica para o negócio. Nos últimos anos, o controle do ciclo de vida do software, mais precisamente o SAM, tem sido uma área de foco devido ao aumento das atividades de auditoria dos fornecedores de software. Mas, à medida que a Tecnologia Operacional e a IoT encontram seu caminho para todos os cantos das organizações, o ITAM se torna "uma necessidade de disciplina" em vez de uma disciplina "bom ter" no suporte de várias áreas do negócio


ITAMOrg aborda os desafios de controlar o ativo de TI de 4 perspectivas diferentes: 

  1. Software, 
  2. Hardware, 
  3. Nuvem e Serviços 
  4. Pessoas e Informações (privacidade, dados, controle de acesso).


Por mais que essas áreas sejam totalmente integradas e interdependentes, é necessário ter essas perspectivas em mente também, mas, ao mesmo tempo, certifique-se de que os requisitos do negócio e de outras partes interessadas sejam atendidos com prioridade. O ITAM oferece suporte a várias áreas como base e capacitador para elas. 


Áreas como segurança de TI, gerenciamento de serviços de TI, finanças / aquisições, etc., dependem de uma forte governança do ITAM e as pessoas da organização precisam entender essas dependências fundamentais. Esta foto em "Trajetórias de carreira explica de forma simples como ITIL e ITAM apoiam algumas áreas-chave em uma organização; 



Antes de você seguir adiante:

Esse curso é para você se você responder SIM para pelo menos uma das opções abaixo:    

  • Não dispõe de muito tempo para se preparar para o exame oficial;   

  • Deseja iniciar carreira em Gerenciamento de Ativos de TI  ou mesmo rever conceitos;   

  • Foi convocado para realizar ações voltadas para a esfera de controles de TI;   

  • Faz parte de uma equipe de Conformidade e Controles;

  • Se tornou supervisor, coordenador ou gestor de TI e tem um grande desafio de gerir os ativos de TI;

  • É gerente de TI e deve arquitetar a implementação de boas práticas, políticas e controles;

  • É analista, coordenador, gestor ou consultor de TI busca se aperfeiçoar na área de gestão de TI.



George de Almeida Menezes
"Apaixonado por tecnologia da informação e empreendedorismo, com mais de 10 anos de experiência na área de consultoria técnica e comercial."

               

FORMAÇÃO ACADÊMICA 

Pós-graduando em segurança da Informação   

Pós-graduando em gestão estratégica de TI    

MBA em gerenciamento de projetos   

Graduando bacharelado em sistemas de informação    

Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas


CERTIFICAÇÕES OFICIAIS EM GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI 

IT Management Principles   

IT Service Management Foundation based on ISO 20000   

ITIL Foundation - IT Service Management

ITIL Intermediate – PPO – Planning, Protection and Optimization

ITIL Intermediate – OSA – Operational Support and Analysis

ITIL Intermediate – SOA – Service Offerings and Agreements

ITIL Intermediate – RCV – Release Control and Validation

ITIL Advanced – MALC – Managing Across The Lifecycle


CERTIFICAÇÕES OFICIAIS EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 

ISFS Information Security Foundation Based on ISO IEC 27002

Integrator Secure Cloud Services

Cyber & IT Security Foundation



CERTIFICAÇÕES OFICIAIS EM SOLUÇÕES MICROSOFT   

Microsoft Certified Professional (MCP)

Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS)

Microsoft Desktop Support Technical (MCDST)

Microsoft Certified System Administrator (MCSA)



CERTIFICAÇÕES OFICIAIS EM OUTRAS TECNOLOGIAS   

Furukawa Data Cabling System (FURUKAWA)   

Fluke Networks Metallic Cable Test (FLUKE/FURUKAWA) 

Cloud Computing Foundation

CompTIA IT Fundamentals

DevOps Essentials Professional

Scrum Foundation professional


Após esse treinamento, você receberá um certificado de participação, emitido pela CENTRALDESK com reconhecimento oficial junto a Van Haren Learning Solutions que administra o esquema de qualificação profissional do ITAMOrg. Além do certificado você também terá direito a um desconto de no valor do exame oficial. Se você for aprovado no exame pela Van Haren Learning Solutions, também receberá um certificado oficial com reconhecimento internacional pela ITAMOrg. 


O ITAMOrg oferece um plano de carreira para profissionais que atuam na área de Gestão de Ativos de TI. 

A certificação de fundamentos e dois módulos especializados para profissionais:

  • Certificação de fundamentos em gerenciamento de ativos de TI
  • Certificação de especialista em gerenciamento de ativos de software 
  • Certificação de especialista em gerenciamento de ativos de hardware


O EXAME OFICIAL:

  • Você deve passar em um exame de múltipla escolha, no qual seu conhecimento de Software Asset Management será testado para obter seu certificado de Especialista em Software Asset Management.
  • Todos os candidatos ao exame terão acesso ao ambiente de exame online e precisarão responder a 45 questões de múltipla escolha em 60 minutos.
  • Você deve responder corretamente 65% das questões (ou pelo menos 29 das 45 questões) para passar. Cada pergunta inclui quatro respostas possíveis, das quais apenas uma é a resposta correta.
  • Você receberá o resultado imediatamente após o exame. (Digital) O acesso ao seu certificado será concedido assim que você for aprovado.

Conteúdo Programático

  • 1. A importância do Gerenciamento de Ativos de TI
  • 2. Recomendações de estudo
  • 3. Agradecimentos e acreditação do curso
  • 4. Veja como tirar proveito do curso
  • 5. Mapas mentais e como sintetizar o estudo
  • 6. Simulado inicial de nivelamento
  • 7. Redes sociais
  • 1. Definição, propósitos e objetivos
  • 2. Por que a sua organização precisa do ITAM?
  • 3. Introdução as quatro principais áreas do ITAM
  • 4. O ciclo de vida dos ativos de TI e seu impacto em seus negócios
  • 5. As principais funções do ITAM, partes interessadas, funções e responsabilidades
  • 6. Problemas e desafios comerciais típicos no fluxo de trabalho ITAM
  • 7. Introdução às melhores práticas ITAM e ITSM
Fornece uma introdução ao HAM, aos princípios do HAM e ao impacto do HAM nas organizações que o utilizam
  • 1. o conceito, propósito e benefícios do HAM
  • 2. O Ciclo de vida do HAM na organização, da aquisição ao descarte
  • 3. Processos de solicitação e aprovação, gestão de compras e ciclo de vida da reimplantação ao gerenciamento do descarte
  • 4. A colocação de HAM no ecossistema ITAM
  • 5. Aspectos de gerenciamento de dispositivos móveis (ativos) do HAM
  • 6. As melhores práticas de HAM (ISO e ITSM)
  • 7. Os reflexos da ferramenta de HAM
Fornece uma introdução ao SAM, aos princípios do SAM e ao impacto do SAM nas organizações que o utilizam. Abrange a apreciação e compreensão das interfaces e dependências que o SAM tem com outros processos de gerenciamento de serviços de TI.

  • 1. Definição e objetivos
  • 2. Melhores práticas e estrutura de SAM
  • 3. O valor comercial do SAM
  • 4. SAM desde o pedido até a aquisição, passando pela eliminação
  • 5. Principais funções e partes interessadas em um programa SAM
  • 6. A colocação do SAM no ecossistema ITAM
  • 7. O Conceito de conformidade
  • 8. Os riscos e custos relacionados às auditorias de softwares
  • 9. Armadilhas e desafios organizacionais no processo SAM
  • 10. Gerenciamento de serviços de TI e abordagem ISO19770 dentro do SAM
Fornece uma introdução ao SEAM, aos princípios do SEAM e ao impacto do SEAM nas organizações que o utilizam. Abrange a apreciação e compreensão das interfaces e dependências que SEAM tem com outros processos de gerenciamento de serviços de TI.

  • 1. O conceito de serviços em nuvem
  • 2. Os custos, desafios e benefícios associados aos serviços em nuvem
  • 3. Definição e objetivos dentro do SEAM
  • 4. As questões contratuais como ativos na SEAM
  • 5. As armadilhas e benefícios do SEAM
  • 6. Práticas recomendadas de ITAM em um contexto de SEAM
  • 7. A colocação de SEAM no ecossistema ITAM
  • 8. Principais funções e partes interessadas em um programa SEAM
  • 9. Conformidade em uma perspectiva de nuvem
Fornece uma introdução ao PINAM, aos princípios do PINAM e ao impacto do PINAM nas organizações que o utilizam. Abrange a apreciação e compreensão das interfaces e dependências que o PINAM tem com outros processos de gerenciamento de serviços de TI.

  • 1. Definição e objetivos
  • 2. Como definir informações e pessoas como ativos?
  • 3. Segurança e controle de risco (compartilhamento de informações, funcionários deixando a organização, perda de celular dispositivos, regulamentos de acesso, etc.)
  • 4. BYOD em uma perspectiva de gestão de pessoas e informações
  • 5. Como os usuários móveis usam seus dispositivos e conteúdo? Benefícios e armadilhas
  • 6. Definição de políticas, políticas de segurança para conteúdo, usuários e dispositivos móveis
Fornece uma introdução às interfaces entre as áreas de gerenciamento de ativos de TI, princípios gerais e o impacto das partes interessadas do ITAM nas organizações que o utilizam.

  • 1. As melhores práticas na estrutura ITAM
  • 2. Como avaliar e compreender a maturidade do ITAM em sua organização
  • 3. A interface entre as quatro principais áreas ITAM (HAM, SAM, SEAM, PINAM)
  • 4. Comunicação eficaz de seus objetivos ITAM para as principais partes interessadas em sua organização
  • 5. Integração do ITAM com os principais motivadores e objetivos de negócios organizacionais
Saiba tudo que é preciso para concluir sua jornada e se certificar oficialmente em ITAM Foundation
  • 1. Orientações para o exame
  • 2. Tutorial de agendamento do exame
  • 3. Dúvidas frequentes no dia do exame
Informações finais e agradecimentos
  • 1. Agradecimentos
  • 2. Aula Bônus
  • 3. ITAMOrg - Simulado Final
Voltar ao topo